17 de junho de 2016

Uma aula sobre: Generosidade!

A Oferta da Viúva Pobre
Referência Bíblica: Lucas 21:1-4
Marcos 12:41-44
Recurso Visual: 

Pano de prato dobrado, bola de isopor e elástico! 
Que fofura!!!:


Preparação para a aula:
Com antecedência, esconder dois saquinhos de moedas (tesouros) em algum lugar da sala.
Um com bastante moeda. E um pequeno com duas moedas.


Dividir a classe em duas equipes. Dar a cada equipe instruções para encontrar o tesouro e traze-lo a você. (Alternativa: Para classe maior, esconder mais do que dois tesouros; ter mais do que dois grupos procurando tesouros. Todos com grandes quantidades mas só um com duas moedas)


Analisando O que vocês acharam de sair à procura de um tesouro escondido? Como se sentiram ao acharem o tesouro? (Uma equipe: emocionada ou feliz com a quantidade de moedas. Outra equipe: talvez desapontada com a pobreza do tesouro.)
Um tesouro era maior do que o outro?
(Erguer o saquinho com as duas moedas) Jesus disse que este tesouro era mais valioso do que este.
(Levantar o saquinho cheio de moedas). Como pode ser isto?
Logo vamos entender. A história de hoje vai falar desta diferença... 

História adaptada por: Sandra de Andrade Curcino:

É hora de ouvir a Palavra do Senhor, a mensagem de amor sobre o nosso Salvador:
"A alma generosa prosperará" Provérbios 11:25.

Generosidade é doar, entregar aquilo que você tem de melhor.
Estão vendo esses saquinhos?
Qual deles você acha que é o mais valioso??
Jesus disse que este aqui (mostrar o saquinho com duas moedas) era mais valioso do que este (mostrar o saquinho cheio de moedas). Sabe por que??

Uma vez, Jesus estava observando como as pessoas colocavam suas ofertas no gazofilácio, isso mesmo, ga-zo-fi-lá-ci-o esse é o nome do lugar onde se colocam as ofertas. (providenciar uma caixa)

Jesus prestou atenção e viu que muitos ricos deixavam ali suas ofertas, eram pessoas muito bem vestidas, cheia de jóias de ouro e deixavam muitas moedas. (colocar moedas na caixa fazendo barulho)
Mas Jesus também percebeu que se aproximava uma mulher, seu marido havia morrido, ela era uma viúva e muito pobre. (mostrar o recurso visual)

Suas roupas eram bem simples e quando ela chegou bem perto do gazofilácio, colocou uma, duas moedinhas de cobre (colocar as duas moedas).
Essas duas moedinhas eram exatamente tudo o que ela tinha.
Jesus então, olhou para os discípulos e explicou que aquelas pessoas ricas estavam ofertando do dinheiro que sobrava já que tinham muito dinheiro. Mas que, a oferta daquela viúva pobre, era mais valiosa pois ela havia  entregado com amor,  generosidade e alegria tudo o que ela tinha.

Você também terá muitas oportunidades de agir com generosidade, de ser generoso. Você pode doar seu tempo, seus brinquedos, seus talentos, seu dinheiro, fazendo tudo com alegria e tenha a certeza de que Deus te recompensará.
A alma generosa prosperará e aquele que atende será atendido -Provérbios 11:25!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário