28 de maio de 2014

REVERÊNCIA DAS CRIANÇAS NA CASA DO SENHOR (DICAS)


OBJETIVO - Ensinar os pais a manter os filhos reverentes nos momentos de culto e para com Deus.

INTRODUÇÃO


O que é reverência?
• “Profundo respeito mesclado com amor e temor.”
• “Respeito as coisas sagradas.”
• “A verdadeira reverência para com Deus é inspirada por uma intuição de sua infinita grandeza e consciência de Sua presença. Com esta percepção do invisível deve ser profundamente impressionado o coração de toda criança.


I- ENSINAR AS CRIANÇAS


 1. O que ensinar as crianças?

• Desde a mais tenra idade a criança deve aprender a adorar a Deus na beleza da Sua santidade e reverenciar o Seu santo nome.
• Reverenciar o lugar de culto, seja a igreja, a sala das crianças ou a sala da sua casa. Andar suavemente e falar baixinho quando for necessário.
• A criança deve aprender que na igreja ela deve estar sentada ao lado dos pais. Isto evitará comportamento indevido na casa de Deus.
• Tomar parte no culto com cânticos e participando das leituras bíblicas, se sabe ler. Os pais devem mostra aos filhos que Deus tem muitas bênçãos para para dar àqueles que vão aos cultos e O buscam de todo coração.


II- PORQUE ENSINAR AS CRIANÇAS


Prov. 22.6; “Ensina a criança o caminho em que deve andar e até quando for velho não se desviará dele.”
“Não somente devem os pais ensinar, mas ordenar aos filhos que entrem no santuário com sobriedade e reverência.” 
Enquanto há crianças e bem pequenas os pais devem orientá-las na maneira como devem se comportar na igreja. Estas crianças estão formando hábitos que permanecerão por toda vida. Desde cedo devem compreender que a casa de Deus é um lugar sagrado e precisam estar quietas. Os pais devem ser firmes e não permitir que a criança ande, corra ou falem alto dentro da igreja.
“Deus é desonrado pela maneira frouxa em que os pais dirigem os filhos enquanto estão na igreja.” 
“Ouvindo o sermão, notem os pais e os filhos o texto e os versículos citados, e tanto quanto possível o fim do pensamento, para repeti-los uns aos outros em casa. Isto muito fará no sentido de remover o desgosto com que as crianças tantas vezes escutam o sermão e cultivará nelas o hábito da atenção e do pensamento sério.” 


III- COMO ENSINAR AS CRIANÇAS


Os métodos devem ser adaptados a cada criança, levando em consideração a sua idade.
Devemos lembrar que ensinamos mais por exemplo que por palavras.

1. Recém- nascidos

- Devem ser trazidos à igreja para participarem da adoração.
- No momento da Escola Sabatina a criança deve ser levada a sala do Rol do berço.
- No culto deve estar no colo da mãe ou do pai ou no carrinho, mas nunca nos braços de outro da igreja. Já desde bem pequena a criança está formando hábitos e deve saber que na igreja ela precisa estar com os pais.
- A mãe deve ter cuidado para que a criança esteja confortável e alimentada, para evitar que fique chorando dentro da igreja.
- As mães devem trazer na sacola alguns bichinhos de borracha ou de pelúcia. Coisas que não façam barulho. Isso ajudará para que ela fique quieta ao ficar irritada. Nunca esqueça a chupeta.
- Se a criança chorar a mãe deve sair para acalmá-la e voltar à igreja. Bem cedo as crianças aprendem que se choram a mãe sai e fica lá fora, então elas choram para não estar dentro da igreja.


2. Crianças de 1 a 5 anos


- As criança com menos de um ano, geralmente dão pouco trabalho na hora do culto, pois na maioria das vezes estão dormindo, o que não acontece com as crianças de mais de um ano. É impossível manter a criança sentada, estática por 60 minutos sem permitir que se movimente ao ouvir um sermão de que nada entende. É necessário que os pais tomem providências para que a criança se comporte.

- Deve estar sentada com os pais.

- nos momentos de doxologia e início do culto, a criança deve participar, cantando, dando oferta, etc... Ao iniciar o sermão, a mãe deve abri uma sacola que foi preparada somente para ser usada na igreja, onde deve ter vários ítens que entrertam a criança durante o culto. O que deve ter na sacola:
- lápis; não caneta para não manchar a roupa.
- borracha
- lápis de cor
- livro para colorir
- massa de modelar
- toalha de papel para não sujar os bancos
- caderno
- bichinhos e bonecos que não façam barulho
- livrinhos de histórias
- livros de feltro
- flanelógrafos e gravuras

Esta sacola deve ser usada somente na igreja e a criança de receber um item de cada vez. Quando cansar de uma coisa recebe outra. Devem ser coisas interessantes e que a criança aprecie. Assim ela ficará ansiosa que chegue o sábado ou que tenha que ir a igreja, para ver sua sacola. Enquanto isso, não atrapalhou o culto, não fazem barulho e os pais poderão assistir ao culto com tranquilidade.
Se a criança não quer nada do que tem na sacola e insiste em ficar inquieta e incomodar, a mãe deve levá-la para fora. Verificar se estar bem. Se não estar com febre, ou molhada, ou com outro problema. Se tudo estiver bem, ela deve ser disciplinada e trazida de volta ao seu lugar.


3.Crianças de 5 anos em diante


Nesta idade as crianças já devem começar a prestar atenção nos cultos. Ela deve ter um caderninho onde anotará quantas vezes o pregador repete as palavras. Deus, Jesus, céu,
ou outras palavras chaves que o pregador deverá falar e que os pais anotarão de acordo com o tema do sermão. Ao se tornarem maiores, já souberem ler, podem também anotar as passagens bíblicas e acompanhá-las em suas próprias bíblias. Isso fará com que a criança acompanhe o sermão, esteja atenta e entenda a mensagem vinda de Deus.
As crianças, juvenis e adolescentes devem sempre estar ao lado dos pais, na igreja. Se cada membro da família senta em um lado, dá impressão de desarmonia no lar. Os juvenis e
adolescentes devem ser ensinados que o fato de estarem com os pais na igreja não que dizer que são crianças, mas Deus é honrado quando a família está para adorá-lo.
“A criança senta-se com os pais para deles receber auxílio e direção; o adolescente senta-se com os pais para dar honr a e dignidade à família.”

IV- CONCLUSÃO

As crianças que são ensinadas a respeitar o local e hora de culto, receberão bênçãos que perdurarão por toda a vida. Uma família assim ordenada, honrará a Deus e dEle receberá graças e força para vencer o inimigo.

“Deus está em Seu santo templo cale-se diante dEle toda a terra.” Heb. 2:20.

PARA AJUDAR O MINISTÉRIO INFANTIL CLIQUE AQUI..

7 comentários:

  1. Parabéns aos Srº´s responsáveis pela página. ``Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina - Aninha´´ Pergunta-se muito qual a ideal idade para o início da educação infantil. Um sábio disse certa feita: Uns cinco anos antes desta nascer.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns aos idealizadores desse blog muito aproveitoso! Parabéns!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Só não concordei com a parte de que a criança com 5 anos anotar palavras chaves. Dificilmente com essa idade elas dominam números e muito menos palavras.

    ResponderExcluir
  4. meu filho tem 1ano e 5meses e é muito inquieto,bate em todas as crianças , o que devo fazer a respeito?

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma filha de 2 anos e 4 meses...ela é muito inquieta nos cultos, geralmente saio e não volto mais ..isso me frustra muito pois sinto que estou fracassando como mãe...sai chorando domingo a noite...

    ResponderExcluir
  6. Amei tudo q eu queria pra ajuda as mães da minha igreja

    ResponderExcluir