31 de janeiro de 2014

Crianças e adolescentes mal educados, amanhã adultos...


Não há nada mais inconveniente do que uma criança mal educada. Preste mais atenção em como seu filho está tratando as pessoas que trabalham na sua casa, os garçons, o porteiro do prédio, o zelador, o funcionário da escola, o motorista e o professor. Observe o tom que eles usam, o modo como se dirigem a essas pessoas, se costumam agradecer e, caso perceba qualquer relação de abuso ou grosseria, corrija imediatamente para evitar que ele se acostume e sequer perceba que está sendo mal educado com alguém. A consistência nas ações dos pais é que vai fazer com que os filhos internalizem a noção do certo e do errado no que diz respeito à maneira adequada de tratar as pessoas.
É comum ouvirmos adultos dizerem que isso é coisa de criança, ao que acrescento: coisa de criança mal educada. 
Sempre é tempo de ensinar a criança a ter EDUCAÇÃO!


Eduque o seu filho, uma criança mal educada, brigona, fofoqueira, egoísta será um adolescente complicado e um adulto cheio de prepotência e arrogância.
Os maus hábitos devem ser combatidos desde sempre, independentemente da idade da criança.
Não consigo ver nas crianças e adolescentes de hoje a educação e respeito de outrora, um POR FAVOR, OBRIGADO, COM LICENÇA, DESCULPAS, BOM DIA, BOA TARDE, BOA NOITE...as "palavrinhas mágicas" estão a cada dia sendo esquecidas em uma gaveta do subconsciente dos pais destas crianças ou não!
Segundo o psiquiatra Içami Tiba, quem ama educa, e vou além: cuida, acompanha e participa de todo o processo de formação.

É extremamente desagradável para os pais ou mesmo para quem presencia uma criança se comportando inadequadamente. Agressividade, explosão de raiva e até atitudes perigosas para sua integridade física são reações delicadas, mas que podem ser mudadas.
Gritar e ameaçar não são as melhores saídas para acabar com essa atitude. Segundo a literatura especializada você pode usar um período de "intervalo" ou castigo, no qual colocará essa criança numa situação que não é apreciada por ela, durante um determinado tempo, até que ela comece a mudar sua maneira de agir.
Determine um local, seguro e que não seja ameaçador, para colocá-la sempre que agir de forma inadequada. Pode ser o berço, um canto da casa ou uma cadeira. Ela ficará lá até que tenha parado de se comportar de forma inconveniente.
As crianças tendem a manter um comportamento quando ele é recompensado e a deixá-lo quando é ignorado.
Na medida do possível não dê atenção a ela, quando estiver fazendo coisas desagradáveis, como gritar, espernear, se jogar no chão ou chorar compulsivamente sem motivo. E a parabenize, com gestos de carinho e apreciação, quando ela agir corretamente.

Educar não é uma tarefa fácil, requer muito amor, paciência,persistência, consciência e acima de tudo tempo e dedicação, o seu filho é aquilo que tu os ensina, só depende de si, nossos filhos são nossa missão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário